Dica #07 - Pensar

"Há sempre uma melhor maneira de se fazer algo"        

      Pensar fora da caixa é uma atitude rotineiramente aconselhada por este ou aquele especialista, seja em inovação ou em resolução de problemas. Talvez a situação estivesse melhor se seguíssemos somente uma parcela desse conselho, pensar. Pensar antes e depois de agir, pensar antes e depois de pensar.

      Chega a ser sufocante os inúmeros atos que presenciamos quando há a preguiça de pensar. O sedentarismo deixou a humanidade relapsa e acomodada. E quando esse aumenta a preguiça vem a tiracolo. Não devemos confundir com aquela preguiça boa de domingo, nem com a aquela de arrumar a cama, vamos nos focar na preguiça de pensar.

      Enquanto passei pela adolescência ouvi dois bordões do meu pai que me marcaram, o “Há sempre uma melhor maneira de se fazer algo” e o recorrente “Raciocina Daniel”.  O primeiro era alguma citação que ele fazia e que nunca encontrei o autor.  O segundo surgia após eu fazer algo que ele pedira, de maneira incompleta. Os dois se fundamentam no ato de não pensar (deixar de fazer é fazer?).

      O fato é,  temos preguiça de pensar. Seja no que é melhor para comer, no que acontece se eu fizer ou deixar de fazer isso, numa maneira otimizada de realizar determinada tarefa, em qual aspecto posso melhorar ou em qual momento devemos dizer um não.


      Invista cinco minutos, ou até menos, refletindo sobre seu próximo ou sobre as conseqüências do seu último passo. Não tenha preguiça de pensar. A relação custo/benefício é bem interessante. Feito isso, pense fora da caixa.

Poderia escrever mais, porém a preguiça está batendo.

Deixo como recomendação o  Café Brasil , o conteúdo é bem bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário